

III CONCERTO SÉRIE ALIANÇA
Uma noite que vivemos a autêntica música brasileira de concerto, com Samuel Pompeo (saxofone).
No III Concerto da Série Aliança, a Orquestra Sinfônica de Limeira (OSLI) recebeu o saxofonista, compositor e arranjador Samuel Pompeo, em um programa que atravessou fronteiras entre a música de concerto e a linguagem instrumental brasileira.
Sob regência e direção artística de Rodrigo Müller, o concerto celebrou dois grandes nomes da música brasileira: Samuel Pompeo, representante da música instrumental contemporânea, e Heitor Villa-Lobos, ícone do modernismo do século XX.
A primeira parte apresentou obras autorais de Samuel Pompeo e composições de Pixinguinha e Benedito Lacerda. No repertório estão peças como “Rio Acima”, “Dodecafonando”, “Na Esquina Outono”, “Dança Folhas” (José Gustavo Julião de Camargo), “Choro do Meu Véio” (em parceria com João Gustavo) e homenagens a nomes históricos como Pixinguinha e Domingo Pecci.
Na segunda parte, as Bachianas Brasileiras nº IV, de Heitor Villa-Lobos, trouxe a fusão da tradição barroca com as melodias e ritmos brasileiros. A obra reflete a influência da canção popular urbana, como as rodas de choro, e das manifestações regionais que Villa-Lobos estudou em suas viagens pelo interior do Brasil.
Resultado dessa síntese única, as Bachianas nº 4 são consideradas um marco na construção de uma identidade nacional na música de concerto.
O concerto foi realizado no dia 22 de maio, às 20h30, no Teatro Vitória.
Realização: Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira (SPSL) e Ministério da Cultura.
Apoio: Prefeitura Municipal de Limeira, Política Nacional Aldir Blanc e Cultura Viva
Patrocínio: BRK Limeira (Diamante), CP Kelco e Unimed Limeira (Ouro), Cátion (Bronze)
Apoio cultural: Printmore, Peixinho Relojoaria, Bia Mota Fotografia e Picture.
FOTOS
























